terça-feira, 10 de junho de 2008

O OVO NA NOSSA ALIMENTAÇÃO

Há muito tempo foi confirmada a eficácia e grande importância do ovo na alimentação das pessoas. Além do baixo valor comercial, fácil preparação e digestão não foi difícil incorporar e tornar habitual o consumo deste alimento por pessoas de todas as idades e níveis sociais.
O ovo contém vários nutrientes importantes ao organismo. Considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um alimento de proteína padrão e de alto valor biológico, a sua composição também é fonte de: Vitaminas lipossolúveis: A, D, E, K; vitaminas do complexo B incluindo a B12; Minerais: ferro, fósforo, manganês, potássio e sódio.
Mesmo que ingerido inteiro, o ovo apresenta uma quantidade calórica baixa, cerca de 76 Kcal e 7 gramas de proteína, sendo 4 gramas na clara e 3 gramas na gema. Hoje, com o avanço da tecnologia e praticidade já existe o ovo desidratado, utilizado em industrias.
A gordura da gema dos ovos é insaturada, apresentando efeitos protetores com relação à arteriosclerose. Por outro lado, na gema existe o colesterol. O consumo de ovos, `s vezes, é criticado com o argumento de que o colesterol presente na gema pode ser prejudicial à saúde, estimulando a arteriosclerose.
Alguns aspectos devem ser esclarecidos. A quantidade de colesterol no sangue acima de 220 mg está estatisticamente relacionada com a maior incidência de arteriosclerose. O colesterol, no entanto, tem funções tão importantes que o organismo possui um complexo sistema de síntese desta substancia.
Pessoas com uma predisposição genética para desencadear arteriosclerose têm uma elevação do nível de colesterol no sangue mesmo sem o consumo de ovos na alimentação. Nestes casos, o ideal é o consumo isolado da clara sempre cozida, para que possa eliminar riscos de salmonelas e microorganismos que contaminam os ovos provocando perturbações intestinais.

Sem comentários: