segunda-feira, 6 de junho de 2011

Culinária mediterrânea na base de projeto da Experimentáculo

A culinária mediterrânea vai servir de base para o projeto da Experimentáculo “Ingridients of the Mediterranean” que vai reunir, em Setúbal, três dezenas de jovens oriundos de cinco países banhados pelo Mediterrâneo, incluindo Portugal. Helena Reis, cordenadora desta iniciativa, revela a intenção de, “através da culinária, se promover a multiculturalidade e os valores da igualdade”.

Durante uma semana, os jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, dão a provar as iguarias gastronómicas dos seus países de origem, nomeadamente do Egito, Espanha, Grécia, Itália, Portugal e Tunísia. Helena Reis salienta a “parceria essencial com a Escola de Hotelaria de Setúbal, onde os vários workshops de culinária se realizam, com a supervisão do chef Vasco Alves”.

Estes jovens vão ficar hospedados na pousada da juventude de Setúbal, onde, à chegada, vão ter uma festa de receção, de modo a facilitar a aproximação. “É muito importante que os participantes não se isolem em grupos, mas se aproximem de modo a formar um todo”, afirma Helena Reis, para quem o objetivo principal do “Ingridients of the Mediterranean” é precisamente o da “interajuda e do convívio entre pessoas de diferentes culturas e credos”.

No âmbito do Ano Europeu do Voluntariado, além dos workshops de culinária e da festa de receção, a Experimentáculo associa-se ao Banco Alimentar contra a Fome e à Cáritas, com o objetivo de oferecer aos jovens experiências de campo nesta temática do voluntariado. Madalena Reverendo, dirigente da Caritas Diocesana de Setúbal, demonstra o “interesse da associação em receber os jovens para se integrarem, durante um dia, no trabalho que a organização executa ao longo de todo o ano”.

Esta semana de eventos multiculturais culmina com um jantar realizado na Escola de Hotelaria de Setúbal, onde os 30 jovens vão poder confecionar as iguarias que aprenderam ao longo dos workshops. Este convívio é também alargado às associações de cariz voluntário que recebem os jovens no decorrer da semana, nomeadamente o Banco Alimentar Contra a Fome e a Cáritas.

Rogério Matos

Sem comentários: