segunda-feira, 8 de outubro de 2007

GANSO

Gansos (anser domesticus M) pertencem à familia dos anatideos e foram domesticados no Antigo Egipto, para produção de carne e penas para fabrico de flexas.
Eles não voam, mas correm e nadam bem. Crescem depresssa, pesando de 3 a 5 quilos. Chegam a 10 a 12 quilos com dieta especial, o que os torna ótima escolha para criações comerciais. Das oito principais raças de ganso, no Brasil conhecem-se principalmente o Emden, o Tolouse, o Chines e o Africano. Todos fornecem boa carne.
Na França, prefere-se a Tolouse, para produzir foi gras (figado gordo), pois tem maior capacidade de acumular gordura no figado como energia de reserva. A strasurg é a preferida para o confit d'oie (gansa) pedaços da ave preparados e conservados em sua própria banha Gansos não servem só de alimento.
Fazem grande barulho com seu grasnado à simples aproximação de estranhos. E aproveitam-se as plumas para enchimento de edredons e travesseiros. A carne é mais escura, firme e gordurosa do que a de frango, mas muitos a consideram a melhor ave para comer. Traz um leve sabor de caça, realçada quando servida com frutas como abacaxi, ameixa ou maça. Com até 3 meses de idade, é mais usada para assar ou grelhar, pois é mais macia. Depois dessa idade, fica ideal para cocção lenta, como confits. Pode também ser cozida para preparar caldo, retira-se a gordura depois de esfriar e usasse em outras receitas. Na receita judaica Oie rôtie, polonesa, a ave é cozida com cevadinha e em seguida dourada no forno, serve-se com o próprio grão.

Sem comentários: