segunda-feira, 8 de outubro de 2007

SALMÃO, O PEIXE DO SASHIMI

O salmão é um grande peixe da familia Salmonide, que inclui também as trutas. Peculiar nos mares e rios europeus, é muito procurado pela sua apreciadissima carne rosda, muito saborosa, e criado em aquacultura escialmente a especie Salmo salar.
O salmão do Oceano Atlântico volta ao mar à àgua doce para reproduzir, quase sempre ao mesmo rio em que nasceu. À medida que se aproxima a epoca da procriação, a cabeça do macho muda de forma, alongando e curvando a mandibula inferior em forma de gancho e a carne ganha uma coloração esbranquiçada. Enquanto o salmão do Oceano Pacifico morre após a reprodução, o do Atlantico se reproduz mais de uma vez.
A cor avermelhada do salmão é devido a um pigmento chamado astaxantina. O salmão é basicamente branco. O pigmento vermelho é feito através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar, o pigmento é armazendo no musculo do camarão ou na csca. Quando os camarões são comidos pelo slmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos. Como a dieta do salmão é muito variada o salmão natural toma uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo.
Permanece na ´gua nos dois ou três primeiros anos de vida antes de ir para o mar. Suporta temperaturas baixas em ´gua doce ou salgada. O salmão adulto é alimento de focs, tubarões, baleias e seres humnos.
Como fonte alimentar para os humanos, destaca-se por ter alto teos de ômega 3, gordura saudável e benéfica especilmente para o sistema cardio-vascular. O salmão é muito conhecido como o peixe do sashimi, pela sua grande finalidade de alimentar os seres humanos sendo servido cru, com nabo e shoyu.
Os Japoneses são os seus maiores apreciadores, emora a cultura se tenha esplhado muito.

Sem comentários: