terça-feira, 5 de abril de 2011

Três pratos de Alcoutim concorrem às “7 Maravilhas da Gastronomia”

A Câmara Municipal de Alcoutim apresentou na passada sexta-feira, três pratos da sua gastronomia ao concurso “7 Maravilhas da Gastronomia”, organizado pela EIPWU.
Esta entidade é a organizadora de todos os concursos 7 Maravilhas que aconteceram em anos anteriores – “Novas 7 Maravilhas do Mundo”, “7 Maravilhas de Portugal”, “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo”.

As "7 Maravilhas da Gastronomia" vão divulgar e promover o património gastronómico nacional, reconhecido e apreciado em todo o mundo pela sua diversidade, pelos sabores únicos e qualidade dos produtos com que os pratos são confecionados.


As artes culinárias constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade cultural, e são fator decisivo na escolha de Portugal como destino turístico.


O ponto de partida é a gastronomia tradicional, mas a evolução na forma de confecionar e a abordagem contemporânea dos grandes chefs não será esquecida.


A ementa vai ainda incluir os ingredientes, os produtos, os protagonistas e as regiões.


As 7 Maravilhas a eleger vão refletir todas as componentes da boa mesa portuguesa, associadas a regiões que as representam, e será seguramente um roteiro imperdível.


As receitas alcoutenejas que se candidataram a este concurso são o Cozido à Montanheiro (ou Jantar de Grão), o Ensopado de Enguias e a Perdiz à Algarvia.


Os pratos apresentados por Alcoutim representam as potencialidades gastronómicas deste município, valorizando o interior rural da Serra do Caldeirão, rico em história e tradições populares, o Rio Guadiana, como fonte de riqueza e de subsistência das comunidades locais, e a caça, que tem sido ao longo dos tempos um recurso do território.


Os pratos apresentados têm de ficar entre os 70 apurados a nível nacional, resultado conhecido já no dia 07 de abril.


Os 21 finalistas são apresentados a 7 de maio e só depois se abre o concurso a votação pública por SMS, chamada telefónica, internet (www.7maravilhas.pt) e facebook.


A votação decorre até 7 de setembro e os 7 vencedores são revelados a 10 de setembro, numa cerimónia única, a transmitir em direto a partir de Santarém pela RTP.

In: barlavento 

Sem comentários: