quarta-feira, 6 de julho de 2011

Algarve: Restaurantes com os pés na areia!

Com a chegada do verão, quase todos os caminhos apontam a sul. Para um fim de semana ou para as merecidas férias, o Algarve continua a ser a região mais procurada para sol, praia e…boa gastronomia. Escape.pt deixa algumas sugestões de restaurantes com os pés na areia para que possa apreciar peixes e mariscos, sem sair da praia!

Restaurante Rei das Praias (Ferragudo)
Nos mariscos sugerem-se amêijoas, conquilhas, lavagante e lagosta (por encomenda), carabineiros e camarão tigre. Nos peixes, aconselham-se douradas, robalos, pargos, salmonetes, grelhados, no forno ou ao sal. Este é um dos cartões-de-visita do magnífico restaurante, localizado na Praia dos Caneiros, entre Ferragudo e Carvoeiro. Preços a partir de 30 euros. Pode ainda aproveitar o bar e, se gostar, do conceito, conhecer a guest house Casa Rei das Praias, uma das novidades de 2011.

Restaurante Caniço (Alvor)
Inserido no aldeamento Prainha, mais precisamente “agarrado” à falésia da Praia dos Três Irmãos, o restaurante e bar O Caniço Aberto desde 1989, oferece, além de uma localização ímpar, excelente peixe e marisco, acompanhados de uma boa garrafeira. Preço acima dos 30 euros. Durante o verão está aberto para almoços e jantares. Também promete noites animadas.

Pézinhos N’Areia (Praia Verde)
Restaurante especializado em peixe fresco e mariscos, a história deste espaço começou em 1983 como um pequeno apoio de praia que, pouco a pouco, se foi transformando e crescendo até ao restaurante moderno e muito confortável que recebeu as últimas obras em 2010. O preço médio de uma refeição oscila entre os 30 e os 40 euros.

Restaurante A Sardinha (Albufeira)
Na pequena Praia de Arrifes, este é um pequeno grande tesouro à espera de ser descoberto. É ideal para um dia de praia ou para uma refeição tipicamente algarvia com uma excelente vista para o mar. Peixes e mariscos marcam, positivamente, a ementa. Preços a partir dos 20 euros.

Restaurante Pintadinho (Ferragudo)
Na Praia do Pintadinho, um das poucas que ainda resiste à avalanche de turistas, este é um restaurante muito conhecido pela qualidade do peixe para grelhar. Por encomenda pode também saborear arroz de marisco, caldeirada de peixe, cataplanas, arroz de lulas, ou lingueirão, entre outras iguarias. Preço médio a rondar os 25 euros.

Restaurante Arte Náutica (Armação de Pêra)
Faz parte do universo de restaurantes do luxuoso Vila Vita Parc. Em Armação de Pêra, oferece um amplo terraço e excelentes pratos de peixe e marisco. Amêijoas à Bulhão Pato, camarão frito com alho e arroz de lingueirão são algumas das sugestões, acompanhadas pela fantástica vista de mar. Preços acima dos 30 euros.

Restaurante 2 Passos (Ancão)
Na Praia do Ancão é um dos clássicos restaurantes de praia desta zona algarvia. Recanto de descontração, mas também de qualidade gastronómica. Na carta, o peixe e o marisco ganham, natural, destaque. Lagosta no Pote e Arroz Preto com Tinta de Choquinhos são excelentes opções. Preços a partir dos 40 euros.

Restaurante O Estaminé (Ilha Deserta)
Na Ilha Deserta, o restaurante proporciona uma experiência pautada pelos sabores da região num cenário deslumbrante. É uma espécie de dois em um: uma boa refeição e um passeio de barco, uma vez que para chegar a este restaurante terá sempre de fazer uma travessia de cerca de 35 minutos. Mas vale a pena. Preços a partir dos 35 euros. Veja aqui a reportagem Escape sobre o restaurante O Estaminé.

Restaurante Chá com Água Salgada (Manta Rota)
Em cima do areal, na Praia de Manta Rota é um espaço moderno e confortável. As madeiras fazem a ligação aos dias mais quentes e a esplanada é obrigatória durante o verão. Produtos regionais, peixes e mariscos frescos e o mar ali tão perto fazem o resto. Da trilogia de atúm ao risotto de carabineiros não faltam petiscos e pratos de sabor a mar, com preços médios entre os 25 e os 35 euros.

Restaurante António Tá Certo (Garrão)
Apetece ter os pés dentro de água, mas do mar, o melhor mesmo, é o peixe fresco para grelhar e os mariscos para petiscar. Na tasca que agora é assumidamente restaurante encontra ainda pratos mais robustos como a cataplana de peixe ou o arroz de marisco. O restaurante só serve almoço, com preços entre os 30 e os 40 euros.

Restaurante Evaristo (Albufeira)
Fica na Praia do Evaristo e é conhecido como um dos locais preferidos das elites. Tem, por isso, ou por causa disso, serviço de embarque e desembarque. Aqui não há ementa, pois ao entrar dá de caras com o peixe ou o marisco, escolhe a peça e a confeção e é encaminhado para a mesa, onde certamente se vai deliciar com a sua opção. Preço médio entre os 40 e os 50 euros.

Restaurante Camané (Praia de Faro)
Aqui, as especialidades são o peixe e o marisco, bem frescos e cozinhados no momento. Lombinhos de tamboril com gambas, caldeirada de lagosta e cataplana de cherne e amêijoas são alguns dos pratos com que se pode deliciar. Preços a partir dos 30 euros.

Restaurante Pássaro Azul (Albufeira)
Na Praia de Olhos de Água, é um restaurante que convida a uma boa refeição com sabor e cheiro a mar. Junto ao balcão, o cliente encontra uma exposição variada de peixes, mariscos e outros petiscos que fazem as delícias dos comensais. O serviço é simpático e eficiente. Os preços médios variam entre os 20 e os 30 euros.

Restaurante São Roque (Lagos)
Percebes, ostras, carabineiros, lagosta e condelipas são petiscos impossíveis de recusar para quem frequente este restaurante na Praia de São Roque. Se procura algo mais substancial, opte por uma cataplana ou caldeirada, ou até mesmo pelo peixe ou carne grelhados no carvão. Preços entre os 20 e os 30 euros.

Sem comentários: