quinta-feira, 28 de julho de 2011

Eleven Algarve

Há sensações que vale a pena repetir, sobretudo quando mantêm “o charme discreto da burguesia”, num mixing entre sofisticação informal e a curiosidade de conhecer um novo espaço gastronómico no T Clube.  
gastronomia-tclube.jpg
Ver Galeria 2
 
Com a chancela do chef Joachim Koerper, está a funcionar desde 28 de julho o restaurante Eleven Algarve, que abriu portas no espaço de restauração do T Clube.
Joachim sempre manifestou a sua paixão pelos produtos do sul da Europa, pelos sabores, cores, aromas e texturas do que se convencionou chamar a cozinha mediterrânica e segue à risca aquele primeiro mandamento de um chef que coleciona estrelas Michelin: usar apenas produtos naturais e frescos a que alia a criatividade.
Como chefe consultor da Quinta das Lágrimas, desde 1999 Joachim Koerper é também um profundo conhecedor da cozinha portuguesa e dos produtos disponíveis no país.
Deixe-se aconselhar pelo chef para que a surpresa seja completa. Embora se recomendem vivamente as saladas de lavagante, ou os carpaccios de atum ou bacalhau. Os doces e os vinhos acompanham com galhardia as propostas.
Antes do jantar, fica muito bem uma visita ao Centro Cultural de São Lourenço, em Almancil, que por estes dias inaugurou a mostra Exhibition com trabalhos de escultura de Rui Matos e pintura de Nuno Santiago, visitável até 6 de Outubro.
A comemorar 30 anos, o Centro Cultural de São Lourenço é uma referência incontornável no Algarve e está aberto todos os dias das 10h00 às 19h00 nos domingos e feriados inclusive. Encerra apenas à segunda-feira.
Para completar a trilogia de bem viver, os percursos pedestres assinalados na Quinta do Lago conduzem-nos por entre o luxo maior de todos, o da Natureza.
Trilhos entre a terra e o mar
Estão assinalados dois trilhos já que o Parque Natural da Ria Formosa chega até à Quinta, abrigando aves protegidas, uma flora própria e uma paisagem indecisa entre a terra e o mar, com sapais e lagos.
O Trilho Quinta do Lago acentua de forma especial a flora existente no local, em dois eco-sistemas distintos: o arbustivo e o sapal, junto à orla costeira.
O trilho tem cerca de 2.3km de extensão e 2 pontos de paragem com quadros informativos ilustrados sobre as espécies que poderá descobrir se seguir os postes com uma lista em cor laranja. O percurso demora cerca de 40 minutos.
Quanto ao trilho São Lourenço, sinalizado pela cor azul, serpenteia por dois tipos de zona húmida, o sapal e os lagos de água doce, passando ainda pelos tanques de salga, vestígios da ocupação romana.
O trilho tem cerca de 3.2km de extensão e os vários pontos de paragem assinalados são também ótimos locais para observar as aves, tanto as que fazem da Ria Formosa a sua casa permanente, como as que migram para virem nidificar e elevam o seu voo nas horas mágicas do amanhecer ou ao por do sol, para deleite de quem por ali anda.

Sem comentários: