Vila Real, (Agencia Lusa) - A produtora de vinhos do Douro Luísa Amorim é uma das três mulheres que integram o projeto brasileiro Damas do Vinho, cujo lucro é revertido para a ONG Banco de Alimentos.
Segundo comunicado da Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo, a importadora brasileira de vinhos Vinea reuniu três mulheres de diferentes países, que se destacaram na produção da bebida, e criou o projeto "Damas do Vinho".
As escolhidas foram a portuguesa Luísa Amorim, a chilena Maria Luz Marin e a italiana Piera Martellozzo, e o desafio foi criarem vinhos exclusivos para este projeto com rótulos desenhados pela estilista brasileira Adriana Barra.
Luísa Amorim administra a Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo, que fica em plena região Demarcada do Douro, no concelho de Sabrosa, e foi adquirida pelo grupo Amorim em 1999, o que representou a entrada da família no negócio dos vinhos do Porto e de mesa.
A primeira colheita de uvas como iniciativa independente aconteceu em 2004 e a produção anual dos 80 hectares de vinha do local é de cerca de 210 mil garrafas da bebida por ano, para 12 referências.
As três produtoras escolheram 1.500 garrafas entre seus principais vinhos e todo o lucro é revertido para a ONG Banco de Alimentos.
O projeto conta com o apoio do chef de cozinha Alex Atala, dos restaurantes Dom e Dalva e Dito, em São Paulo, e tem como objetivo combater o desperdício alimentar.
No Brasil, o desperdício diário de comida daria para alimentar 19 milhões dos 72 milhões de brasileiros que passam fome.
Atualmente, a ONG ajuda a complementar a alimentação de 22 mil pessoas por dia (www.bancodealimentos.org.br).
Segundo a fonte da Quinta Nova, a Vinea pretende atrair os consumidores em um projeto de mobilização social, partilhar o sucesso de três mulheres em um mercado tipicamente masculino e divulgar a cultura do vinho, principalmente no Brasil.
Algumas das garrafas escolhidas foram um vinho tinto Douro pleno e elegante, com um aroma complexo da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, da Casa Marin um Sauvignon Blanc delicado e fresco com notas de frutas tropicais e um toque mineral único, e de Piera Martellozzo um espumante Rosè Dry Cuvée com um buquê de flores.
O resultado é uma coleção exclusiva de vinhos, com edição limitada e denominada "Damas do Vinho".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário