quinta-feira, 8 de julho de 2010

Argentina é um roteiro de charme e boa mesa

Há situações na vida que nos arrependemos de ter ou não ter feito. Um desses meus arrependimentos se deu no retorno ao Rio de Janeiro de minha primeira viagem à Buenos Aires, quando tinha uns 30 anos. Assim que aterrei no Galeão pensei com meus botões, que diabo não ter conhecido essa cidade antes. Buscava razão e nada. Tão perto e por mim relegada.

Foi uma brevíssima viagem na qual nem sequer me preocupei em organizar roteiro, indicações de restaurantes. Nem um guia comprei. Mas, por lance do acaso, decidi me hospedar na Recoleta e não no Centro onde a grande maioria dos turistas fica. E, na primeira saída a pé, foi impossível não ficar encantado com o movimento.

Sentar no La Biela, acender um charuto, pedir um café e um conhaque e, ali na praça, o garçom discretamente nos serve em balões aquecidos. Lembro-me que fomos a um restaurante, em Palermo, por indicação do hotel. Nos sentamos no jardim e pedimos, para dois casais, entrada, principal, sobremesa e duas garrafas de vinho e, ao pedirmos a conta, o maitre, garçom, gerente, dono, sei lá, abre um espumante e nos oferece o brinde, enquanto esperamos pelo taxi. Os jardins e ruas de Palermo. Como disse, a cidade tem um movimento, um fluxo que enebria.

E, já no Rio, bateu aquele arrependimento de porque não ter ido antes. O tempo passa e quatro ou cinco anos depois, acaso do destino – milhas a prescrever – decido de uma semana para a outra fazer uma nova viagem a Buenos Aires. Só que agora com roteiros e indicações gastronômicas.

Muitas surpresas, boas e más. Mas posso adiantar que ao chegar em Salvador, dessa vez, me veio aquela pergunta: porque demorei quase cinco anos para retornar?

Como não podia ser diferente passo uma receita de empanada.

Rende mais ou menos 20 unidades.

Ingredientes
500gr farinha de trigo
Colherzinha de sal120gr manteiga
Água q.b

Preparo da massa
Comece a massa sempre misturando os secos (farinha e sal). Esfarele a manteiga, misture com a farinha e vá incorporando água até que a massa solte da pedra ficando bem flexível. Sove e após divida a massa em pequenas porções e deixe descansar. Após abra com um rolo, com espessura máxima de 3 mm e corte em discos

Recheio

Ingredientes e preparo:
· ½ de carne de boi em cubos pequenos0, 1 cebola grande picada, sal, pimenta (calabresa e do reino) e salsinha picada.
· Passas e azeitonas pretas sem caroço
· Doure a cebola em manteiga e azeite e após acrescente a carne e todos os demais temperos à gosto. Se necessário acrescente um pouco de caldo de carne.

Pronto. Com o recheio resfriado é só montar as empanadas pressionando com os dedos a parte do fechamento para que as empanadas tenham a borda com aspecto característico e assar em forno pré aquecido 200º celsius, até que a massa fique dourada.


"C.B."

Sem comentários: