quinta-feira, 22 de julho de 2010

Olhão é logo ali...

Se queremos água fresca, vamos à fonte. Se queremos peixe fresco, vamos ao Mercado de Olhão ou a qualquer restaurante ali perto.
A praça de Olhão é afamada e merece uma visita quer se seja turista, em busca de personagens e sons pitorescos, quer se seja um mero apreciador de peixe e marisco, algo em que o mercado de Olhão é farto, referência de qualidade e preços comedidos qualquer que seja a espécie. Isto implica, porém, duas coisas: um conhecimento mínimo da avaliação das qualidades do peixe, para escolher o melhor, e a capacidade para transformá-lo numa refeição decente.
Se esse não é o seu caso – ou mesmo que seja – sabe sempre bem optar pelo produto acabado e pronto a ir à mesa, que é como quem diz saltar algumas etapas do processo e entregarmo-nos directamente ao prazer da gula.
Para tal, não precisa ir muito longe. Qualquer dos restaurantes na Avenida de Olhão proporciona bom repasto, mas há evidentemente algumas escolhas a ter em conta se o orçamento não for abastado.
Uma delas é o Restaurante Casa de Pasto Algarve, com variadíssima oferta de petiscos, peixe fresco para grelhar, arroz de marisco e raia alhada, entre outras iguarias.
Das especialidades, constam evidentemente o peixedo dia assado e cozido, com particular destaque para a corvina grelhada, mas também há filetes de xaputa com arroz de tomate, carapaus alimados, biqueirões albardados e raia alhada à moda de Olhão. Se optar pela carne – e não será excomungado se o fizer – poderá escolher por exemplo lombinhos de porco com amêijoas ou costeletas de borrego grelhadas.
O Restaurante Casa de Pasto Algarve é pequeno e tem capacidade para apenas 35 pessoas. Funciona de segunda a sábado (no Inverno fecha também às segundas), ao almoço e jantar. O preço médio por refeição é de 15 euros.
Bom apetite!

Sem comentários: