segunda-feira, 12 de maio de 2008

SOPAS E CALDOS

SOPA:

Nome genérico dado aos pratos salgados cuja base consiste de um caldo de carne, frango ou peixe, acrescido de outros alimentos sólidos, como legumes, massas, carnes, etc. as sopas-creme, feitas com legumes, crustáceos ou carnes são engrossadas com farinha. Já os velutês, de consistência aveludada, são feitos à base de roux claro (manteiga derretida e farinha de trigo) e outros elementos.

CALDO:

Alimento liquido à base de água, feito com carne de ave, peixe ou bovina, podendo-se adicionar variados temperos.
O valor nutricional depende dos ingredientes adicionados aos mesmos. As mais calóricas e ricas em gorduras são aquelas preparadas á base de cremes de leite, carne seca ou então ricas em carboidrato, onde seus principais ingredientes são mandioca, batata, mandioquinha, ervilhas, grão de bico.
Os caldos, por sua vez, são de baixa caloria e ricos em proteínas, servem de base para a sopa e outras preparações culinárias.
Devido à sensibilidade das vitaminas e minerais ao calor, dificilmente um prato de sopa atinge a quantidade necessária destes nutrientes para uma refeição completa. Mesmo procedimento ocorre com as fibras, também os legumes e vegetais ingeridos crus são as principias fontes deste nutriente.
Para aproveitar melhor as purinas, substancia presente na carne e liberada para o caldo, adicionar a carne quando a água ainda estiver fria, desta forma a purina é liberada gradualmente, á medida que a água for esquentando. No que se refere às sopas, os vegetais devem ser adicionados por último, pois são mais sensíveis o clor, perdendo rapidmente os seus nutrientes.

Sem comentários: