segunda-feira, 21 de abril de 2008

MANTEIGA OU MARGARINA

Essa é a discussão que divide todos os profissionais da saúde. A manteiga é um produto proveniente do creme de leite de vaca batido, o qual deriva do leite integral por centrifugação em desnatadeira. E livre de conservantes, aromatizantes, antioxidantes e essências. Apresenta um mínimo de 80% de gordura e não mais de 16% de água. Já a margarina é obtida por um processo mais complexo, onde o óleo vegetal insaturado é hidrogenado, ou seja, o hidrogênio é incorporado nas moléculas de gordura artificialmente, em temperatura bastante elevada, transformando a gordura insaturada em parcialmente saturada.
Sempre nos foi ensinado que a manteiga provocaria aterosclerose (entupimento das artérias), podendo provocar infarto. Já a margarina popularizou-se pelo fato de conter menos saturações e ser de origem vegetal, fazendo com que as pessoas tirassem conclusões imediatas que diminuiria a incidência de infarto. Mas descobriu-se que justamente o processo de hidrogenação da margarina pode acarretar diversos problemas: a alta temperatura em que a gordura é submetida modifica as moléculas estruturalmente, transformando-se em gorduras trans, o que “engana” o organismo na hora de degradá-las. As gorduras trans fazem com que as membranas percam a sua flexibilidade, dificultando até mesmo a transmissão de impulsos nervosos. Desta maneira o processo de hidrogenação em si, não só transforma as gorduras insaturadas em saturadas, como as transforma de gorduras cis em trans, que os médicos tanto combatem.
A ingestão de margarina não livra as pessoas com o colesterol alto, principal motivo pelo qual a margarina é consumida. De fato, as gorduras do tipo trans inibem certas enzimas do fígado, que modulam a síntese do colesterol. Por isso, de forma indireta, a margarina aumenta o nível de colesterol e de trigliceridos, e pior ainda, diminui o HDL, o bom colesterol. Lembrar que o aumento da ingestão de margarinas e óleos vegetais é um dos motivos do alarmante aumento da incidência de depressão.
Se uma pessoa possui colesterol alto, o ideal mesmo é evitar tanto a manteiga quanto a margarina, entretanto, é melhor ingerir manteiga com moderação do que a margarina.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Flores Online, I hope you enjoy. The address is http://flores-on-line.blogspot.com. A hug.