quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

A ORIGEM DO FONDUE

Fondue (fundida) é um prato de origem Suiça, normalmente à base de queijo aquecido sobre uma lamparina ou outra fonte de calor pouco intenso e do qual as pessoas se servem diretamente.
Consiste basicamente numa mistura de queijos (normalmente dos queijos Gruyére e Emmental) fundidos com vinho, que vai á mesa acompanhada de pedaços de pão, batatas e cenouras. Esses acompanhamentos devem ser mergulhados na fondue com um garfo especial antes de serem consumidos.
Além do fondue de queijo, existem algumas outras variações, como a fondue de chocolate, carne e o sertanejo, aonde um pedaço de queijo é imerso em doces como: caju, goiaba, banana e outros.
Existe ainda o fondue chinês (fondue chinoise), bastante servida em restaurantes na Suíça, feita á base de carnes, peixes e legumes, fervidos num caldo de carne com diversas especiarias. A região de origem da fondue não é totalmente conhecida, mas deve situar-se na região de Jura/Savoire, na fronteira franco-suiça. A receita mais antiga encontra-se num livro de cozinha escrito em Zurique em 1699.
Contrariamente à crença popular, não teria sido inventada por pessoas vivendo nos alpes suíços, pois nessa época o queijo usado na fondue era caro, o que significa que não estaria ao alcance da maior parte das pessoas vivendo nas montanhas. assim, durante os séculos XVIII e XIX a fondue teria sido uma iguaria desfrutada apenas por pessoas mais ricas, vivendo nas cidades.
Na década de 1950 a fondue entrou nas cozinhas do exercito suíço, tornando-se assim conhecida dos soldados, que levaram esta receita para as suas casas. Até hoje, a preparação d fondue é considerada como uma “coisa de homem” na Suíça.
A iguaria ganhou fama internacional na década de 50, quando o chefe Conrad Egil, do restaurante Chalet Suisse, em Nova Iorque, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa.

Sem comentários: