segunda-feira, 17 de março de 2008

SAÚDE COM PEIXE

Além de saboroso, o consumo de peixe é muito nutritivo e deveria estar sempre na nossa alimentação. Para começar, o peixe é rico em proteínas, como qualquer outra carne. Por isso, quem quer deixar de lado a carne vermelha, estará bem nutrido comendo peixe. Além disso, tem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e é também fonte das vitaminas A, D e B.
E a melhor noticia é que peixe tem pouca gordura! É claro que existem algumas espécies gordurosas, mas, em geral, o peixe tem menos gordura do que a carne vermelha e frango, e isso faz com que a sua digestão seja mais rápida.
O ômega 3 diminui o risco de doenças cardíacas, aterosclerose (endurecimento das artérias) e ajuda nas inflamações, no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas.
Esse tipo de gordura auxilia, ainda, no tratamento da pressão alta, na coagulação do sangue, no alivio das dores causadas pela artrite reumatóide, na proteção da pele contra raios ultravioleta e inflamações. Por isso, o peixe é um excelente alimento para o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes e não pode faltar na alimentação dos idosos, já que diminui o risco de desenvolvimento do mal de Alzheimer, demência e cansaço mental.
Escolha já a sua receita, compre o melhor peixe e tenha um habito alimentar mais saboroso e saudável.

Peixe fresco: Possui carne branca ou rosada, resistente a pressão dos dedos; odor característico; escamas bem presas á pele; guelras úmidas de cor rosada, quase vermelha, olhos salientes, brilhantes, transparentes e sem manchas.

Conservação: Deve ser em geladeira ou congelador. Par melhor conservá-lo, tempere com sal e limão. Depois de limpo, deve ser consumido o mais rápido possível. No congelador, a sua validade pode chegar a três meses.

Dicas: para manter todas as qualidades do peixe, existem algumas dicas. Pra descongelar, tire-o do congelador e deixe-o na geladeira, na noite anterior á preparação. O peixe pode estragar-se se for descongelado em água corrente. Se for prepará-lo cozido ou ensopado, pode tirá-lo do congelador e levá-lo direto para a panela. Depois de descongelar, o peixe não pode ser novamente congelado. E depois de descongelado deve ser consumido rapidamente, evitando riscos de contaminação. Ao limpar o peixe, aproveite a cabeça e o espinhaço para preparar pirão, sopas, muquecas e bolinhos e as ovas para farofas e recheios. E, para retirar o odor do peixe, esfregue as mãos com limão, bem como os utensílios utilizados na sua preparação.
Usar suco de limão no tempero do peixe, deixa-o mais macio e saboroso.

Sem comentários: