Grelhar significa colocar os alimentos diretamente sob calor seco e intenso. Pode ser feito com gás de cozinha, eletricidade ou carvão. É uma maneira fácil e prática de cozinhar. O processo sela os nutrientes, impedindo que o suco saia e como é rápido mantém o sabor e a umidade dos alimentos. A vantagem é que pode ser feito com pouca gordura e por isso é tão utilizado nas dietas de emagrecimento. Para que os grelhados fiquem mais saborosos é interessante mariná-los previamente, assim ficam mais saborosos e úmidos.
A marinada é empregada para preparar carnes e torná-las mais macias ou para realçar o seu sabor. O processo demora cerca de 2 horas, mas em geladeira pode ficar por até 24 horas. Existem vários tipos de marinadas:
- Seca – Feita com ervas e especiarias secas e moídas e adicionadas de sal para que o alimento absorva mais rapidamente os temperos. Ideal para carnes e aves;
- Em pasta – Além dos temperos, é adicionado um pouco de óleo ou azeite, molho de soja ou mesmo suco de frutas, que diminui as calorias e ajudam a ligar os temperos. O alho e a cebola também são bem utilizados. É ideal para carnes magras e peixes evitando o ressecamento. Ficam ótimas também nas hortaliças;
- Ácida – Ideal para amaciar carnes mais duras. Pode ser feita com vinho, vinagre, suco de limão ou de laranja ou ainda iogurte e ligados com um pouco de óleo ou azeite.
Todas estas dicas servem para deixar o seu grelhado mais saboroso e macio.
segunda-feira, 31 de março de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário