quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ALIMENTOS AFRODISÍACOS


Desde o inicio dos tempos até aos dias de hoje, populações de todos os lugares do mundo têm suas crençs em alimentos afrodisíacos. Pouco se sbe sobre a sua real eficácia, mas acredita-se que o seu efeito seja mais intuitivo do que científico.
Da mesma forma, os testículos de leão são muito apreciados em Africa, por transmitirem força e coragem. No Chile, churrasco com testículos de gado são pratos comuns entre os homens do campo. Em alguns locais de Italia acredita-se que a carne crua possa ser afrodisíaca, quando servida bem fininha como carpaccio.
Alguns tipos de fruta são afrodisíacos mais pelo seu formato e significado do que pelos seus efeitos no corpo humano. O figo é simbolo de fertilidade assim como o pêssego, com a sua textura macia e sabor adocicado.
A maça, fruta do pecado original, inspira amantes pelos quatro cantos do mundo. Na Europa é muito comum que se atirem sementes de romã sobre os noivos logo após o casamento, que assim como o arroz, são simbolos de fertilidade e fartura.
Ervas aromáticas são consagrados afrodisíacos desde o início dos tempos. No Oriente atribui-se ao açafrão um grande efeito estimulante, no Oriente Médio o anis é usado para curar a impotencia. No Haiti associa-se o manjericão com a paixão.
Talvez as ostras, dentre todos os alimentos considerdos afrodisíacos, sejam as mais conhecidas. Todos os jantares afrodisíacos da história tiveram ostras. Vivas e com limão. Em Paris as ostras são simbolos de força e coragem.
Um cheiro, um gosto, uma textura... tudo o que envolve os sentidos e excita a imaginação pode se transformr em um dos mais poderosos afrodisíacos. Na grande maioria das vezes o ritual de preparação do prato, as velas, a cor da toalha, o perfume que vem da cozinha... são mais afrodisíacos do que o próprio alimento.
O jantar não precisa ser caro e sofisticado, basta apenas que seja harmonioso em suas cores, formas e texturas e deixe no ar pensamentos perfumados.

Sem comentários: