quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Cantinho de Bacoo: OS AMIGOS E OS VINHOS DE CHABLIS

Chablis é praticamente uma ilha de vinhedos, ao Norte da Borgonha, na Região de Yonne, na França. Local de estadia por alguns tempos, do vosso amigo em 1984, em casa de amigos, os Mourant, produtores de vinho.
Está a meio caminho entre Beaune e Paris, a aproximadamente 30 Km dos vinhedos do Sul da Champagne e a 100 Km do restante da Borgonha.
A apelação cobre uma área de 7.500 acres, ao redor da pequena cidade de Chablis e de mais dezanove pequenas vilas, proximo à cidade de Auxerre, mais conhecida pela qualidade do seu futebol, e local onde pude vêr o meu Sporting Clube de Portugl, numa noite memorável, calar aquele estadio, com um empate de 2 a 2 já no prolongmento de uma gloriosa noite europeia.
A unica uva usada na fabricação de Chablis é a Chardonnay. O que influencia o estilo de Chablis é a localiza´ção dos vinhedos e a técnica de vinificação utilizada.
A descrição tradicional dos vinhos de Chablis é a de um vinho com pouca cor, claro, com toques verdais, com um caráter agressivo e metálico, com intensa acidez, que necessita de alguns anos para amaciar.
Esta descrição, no entanto, não mais se aplica integralmente, já que huouve muitas mudanças no modo de fabricação destes vinhos, em todos os niveis de qualidade, nos últimos anos, incluindo a própria vindima que era efetuada manualmente e hoje em dia esta mecanizada em grande parte da zona.

Sem comentários: