quinta-feira, 27 de setembro de 2007

BATATA DOCE

A batata doce é a raiz tuberculosa da espécie Ipomoea batatas, uma planta rasteira da familia das convolvuláceas, ordem das Solanales (a mesma da batata, do tomate, das pimentas, etc).
Possui diversas variedades cultiváveis divididas em de mesa, ou mercado, e as forrageiras ambas podendo ser encontradas nas cores externas amarela, branca e roxa. No entanto o número de variedades não se restringe a essas caraterísticas. elas podem ser classificads de acordo com o formato, tamanho, cor interna, dulçor, precocidade, cor das folhas e até pela coloração das flores, entre outras.
Geralmente cozida ou assada, ela acompanha o café. Pode também ser consumida em forma de vitamina, batida de leite. No Brasil por exemplo, existem quatro tipos de batata doce, que são classificados de acordo com a cor da polpa; batata branca, também conhecida como Angola ou terra nova, que tem a polpa bem seca e não muito doce; batata amarela, parecida com a anterior, mas de sabor mais doce; batata roxa, com casca e polpa agradáveis, sendo ótima para o preparo de doces e, batata doce avermelhada, conhecida no Nordeste como coração - magoado, tem casca parda e polpa amarela com veios roxos ou avermelhados.
A batata doce deve ser guardada em lugar fresco, seco e arejado, longe da luz direta do sol e protegida dos insetos. Nunca as coloque umas sobre as outras, pois as de baixo ficam abafadas e acabam por apodrecer.
DICAS:
Ao cozinhar batata doce, adicione na água 1 colher de sopa de óleo. isso evitará, que ela solte uma espécie de cola que gruda em volta da panela.

Sem comentários: