quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Cantinho de Bacoo: GEWURZTRAMINER


Referencias indicam a "Gewurztraminer" como uma mutação somática da "Traminer Blanc", uma cultura provavelmente originária do Tirol Italiano. Foi levada para a Alemanha no século XVI, onde teria sido denominada "Traminner Rother" (traminer Rosa).
Na Alemanha, na região do Palatinado, duas formas rosadas foram distinguidas pela selecção: a "Savagnin Rose", não aromática, e a "Gewurztraminer", aromática. Foi introduzido no Rio Grande do Sul no Brasil, pela Estação Experimental de Bento Gonçalves em 1948, procedente de França, com muito bons resultados.
Entretanto, só foi difundida comercialmente no Estado a partir do final da decada de 1970, sendo cultivada na Serra Gaúcha e em Santana do Livramento. É uma cultura de difícil cultivo, por causa da alta susceptibilidade ao declinio e morte de plantas e à podridão cinzenta da uva, causada por Botritys cinerea. Além disso é uma cultura de baixa produtividade. O conjunto desses fatores, após um periodo inicial de euforia, determinou a redução da área plantada com esta cultura no Rio Grande do Sul. O vinho de "Gewurztraminer" é reconhecido internacionalmente pela fineza e intensidade de aromas e sabores. É um dos principais varietais produzidos na região da Alsácia, na França.

Sem comentários: