quinta-feira, 27 de setembro de 2007

MUNDO DOS QUEIJOS

Houve uma época em que os queijos eram servidos no lugar da sobremesa nos paises europeus. Até hoje os queijos costumam ser servidos para finalizar a refeição (antes ou depois da sobremesa) em países como a França, Grã-Bretanha e Italia.
Saiba assim como escolher os queijos e acompanhamentos para compor uma tábua de queijos, seja para terminar uma refeição ou para servir como aperitivo.
O primeiro passo é escolher as categorias de queijo da sua preferência. Não é necessário ter queijos de todas as categorias, mas é interessante incluir queijos de diferentes texturas e sabores, dos mais suaves aos mais fortes (inclua pelo menos um de leite de cabra ou de ovelha).
É importante também ter uma variedde de cores e formatos (evite servir todos os queijos no mesmo formato). Se possivel, use facas próprias para queijos e jamais os espete com um garfo no momento de cortar.
Os bons queijos deveriam ser degustados ao natural, sem nenhum acompanhmento. Portanto ao escolher itens para acompanhar uma táua de queijos tenha em mente que o sabor deve ser sutil e não pode mascarar o ingrediente principal. Veja algumas sugestões:

- Pães frescos, de casca crocante e sabor neutro, para não "brigar" com o queijo. Nada de pães com frutas secas, nozes, alho, tomate ou azeitonas.

- Frutas da época também podem ser incluidas. Mas evite as de sabor mais ácido (limão, abacaxi, kiwi) e as muito doces. As mais indicadas são maças, peras uvas e figos.

- Frutas secas, como uva passa, damasco, ameixa e figo, combinam muito bem com queijo, principalmente os duros como o parmesão e o pecorino.

- As frutas oleaginosas, como noz, castanha de caju, castanha-do-pará, amêndoas e avelãs, também são bons acompanhamentos.

Em termos de classificação dos queijos vamos falar de alguns conhecidos queijos, nomeadamente de:

- Brie - Originário de Ile de France é elaborado com leite cru de vaca. As duas principais variedades, que são o brie de Meaux e o brie de Melun. O primeiro tem textura macia, mas firme (sem derreter) e tem aroma e sabor de cogumelos. Quando esta bem curado, tem sabor forte, mas picante. O brie de Melun tem sabor mais pronunciado e é pouco salgado.

- Camambert - Originário da região da Normandia com leite cru de vaca. A casca apresenta uma crosta branca de bolor que deve ser fina. A medida que o queijo matura, a casca ganha pigmentos e o sabor e o aroma se intensificam. Tem textura macia muito agradável, aroma e sabor delicados e característicos.

- Roquefort - É produzido com leite de ovelha não pasteurizado ao qual é adicionado o mofo penicililium roqueforti, originário da região de Rouergue, França. A casca é pegajosa de cor marfim bem clara e a textura é macia com um aroma caracteristico e sabor que pode ser mais ou menos picante de acordo com o grau de maturação.

- Gorgonzola - Originário do norte de Italia, é produzido com leite de vaca (o tradicional, com leite cru e a versão mais moderna, com leite pasteurizado) e apresenta um alto teor de gordura. A textura interna tem veios de mofo que vão do cinza ao azul, obtidos pela presença da penicililium gorgonzola (ou glaucum). Os mais famosos são o gorgonzola doce, suave e o picante, de sabor mais intenso.

- Queijo de cabra - Feito de leite cru ou pastorizado, o queijo de cabra pode ser encontrado em diversas variedades de sabor e formato. Geralmente são produzidos apenas com leite de cabra, porém pode haver mistura com leite de vaca e de ovelha. A palavra chèvre (cabra em português) estampada na embalagem mostra que o queijo é feito somente com leite de cabra. Se for feito com 50% de leite de cabra e 50% de outro tipo de leite é chamado mi-chèvre.

- Ricota - De origem italiana é produzido a partir do soro do leite de vaca (bem poucos são elaborados com soro de leite de ovelha). Uma ricota de oa qualidade deve ser firme, mas jamais sólida, e não deve esfarelar (a verdadeira ricota derrete na boca). Pedaços grosseiros de coágulos resultam num produto de qualidade inferior.

- Cottage - De origem norte-americana, é elaborado com leite de vaca e apresenta massa ácida de cor branca, sem forma e de textura cremosa e grumosa. Tem, no máximo, 15% de gordura, sendo ideal para quem faz dietas de controle de peso. Há marcas que possuem 5% de gordura (o menor teor entre os queijos).

- Feta - De origem grega, é tradicionalmente feito apenas de leite cru de ovelha (mas pode ser feito de leite de cabra ou uma mistura dos dois). Nas versões industrializads, utiliza-se o leite de vaca pasteurizado. Apresenta textura firme, macia e esfarelada e sabor acentuado.

Sem comentários: