quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O PRINCIPE DOS MARES DO NORTE
















O seu nome cientifico é Gadus Morhua, mas é conhecido internacionalmente como Cód. Este peixe tão apreciado pelas qualidades nutritivas é chamado, especialmente nos países de língua portuguesa, de bacalhau. Dele aproveita-se tudo e é consumido em todo o Mundo.
Cresce de forma rápida e a fertilidade das fêmeas é excepcional:
Põem de 2 a 8 milhões de ovos por ano – os que sobrevivem alcançam40 cm em dois anos, 1 m aos vinte.
Nesta idade, o peso é aproximadamente de 50 kg.
O período de reprodução é entre Janeiro e Abril, e o principal local de desova é no Arquipélago de Lofoten, na Noruega.
Por ser estenoterno – habituado a uma determinada temperatura – o bacalhau viaja constantemente, a fim de permanecer em águas propícias. Por isso, ele é encontrado nos mares da Noruega, Rússia, Islândia, Canadá e Alasca.

Origens

Com 6/7 anos de idade os cardumes migram para o Lofoten, região ao Noroeste do Mar da Noruega, onde se realizam as maiores pescarias de bacalhau do Mundo, especialmente no Mar de Barents. A Noruega é o país pioneiro no planeamento da pesca a longo prazo. A cidade de Aalesund é considerada a capital mundial do bacalhau, pela concentração de um grande numero de industrias de transformação e por ter um dos principais portos de exportação.

A industrialização na Noruega

Foi o mercador holandês Yapes Yoess que fundou a primeira industria de transformação na Noruega e é considerado o pioneiro na industrialização do peixe. A partir daí, a crescente demanda na Europa, América e África foi aumentando o número de barcos pesqueiros e de pequenas e medias industrias pela costa norueguesa, transformando a Noruega no principal pólo mundial de pesca e exportação do bacalhau.

O fiel amigo

Os portugueses descobriram o bacalhau no século XV, na época das grandes navegações. Precisavam de produtos que não fossem perecíveis, que suportassem as longas viagens, que levavam ás vezes mais de três meses de travessia pelo Atlântico. Fizeram tentativas com vários peixes da costa portuguesa, mas foram encontrar o peixe ideal perto do Pólo Norte. Foram os Portugueses os primeiros a ir pescar o bacalhau na Terra Nova (Canadá), descoberta em 1497. Existem registros de que em q508 o bacalhau correspondia a 10% do pescado comercializado em Portugal. Já em 1596, no reinado de D. Manuel, se mandava cobrar o dizimo da pescaria da Terra Nova nos portos de Entre Douro e Minho. Também pescavam o bacalhau na costa da África. O bacalhau foi imediatamente incorporado nos hábitos alimentares e é até hoje uma das suas principais tradições. Os portugueses tornaram-se os maiores consumidores de bacalhau do Mundo, e apelidaram-no de “fiel amigo”.

A pesca do bacalhau em Portugal

O bacalhau chegava a Portugal de varias formas. Nos finais do século XIX, as embarcações portuguesas enviadas à pesca do bacalhau eram de madeira e a vela, sendo praticada a pesca à linha. Tratava-se de uma pratica muito trabalhosa, apenas rentável em regiões onde abundava o peixe. Na pesca do bacalhau, tudo era duplamente complicado. Maus tratos, má comida, má dormida...
Trabalhavam vinte horas, com quatro horas de descanso e isto, durante seis meses. A fragilidade das embarcações ameaçava a vida dos tripulantes, dizia Mário Neto, um pescador que viveu estes episódios e pode falar deles com conhecimento de causa...
Vidas duras!...

Alimento milenar

Mundialmente apreciado, a historia do bacalhau é milenar. Existem registros de fábricas para processamento do bacalhau na Islândia e na Noruega no século IX. Os Vikings são considerados os pioneiros na descoberta do Cód Gadus Morhua, espécie que era farta nos mres que navegavam. Como não tinham sal, apenas secavam o peixe ao ar livre, até que perdesse quase a quinta parte do seu peso e endurecesse como uma tábua de madeira, para ser consumido aos pedaços nas longas viagens que faziam pelos oceanos.
Mas deve-se aos bascos, povo que habita as duas vertentes dos Pirineus Ocidentais, do lado de Espanha e da França, o comercio deste peixe. Os bascos conheciam o sal e existem registros de que já no ano 1000, realizavam o comercio do bacalhau curado, salgado e seco. Foi na costa da Espanha, portanto, que o bacalhau começou a ser salgado e depois seco nas rochas, ao ar livre, para que o peixe fosse melhor conservado.

Sabia que...

São cinco os peixes transformados em bacalhau? O primeiro é o Cód Gadus Morhua, o bacalhau do Atlântico Norte, o legitimo bacalhau; a seguir o Saithe, o Ling e o Zarbo, que também são peixes salgdos e secos. O quinto peixe é o Cód Gadus Macrocephalus, o Bacalhau do Pacifico ou do Alaska.

Como é conhecido no Mundo

Bacalhau para os povos de língua portuguesa stockfish para os anglosaxónicos; torsk para os Dinamarqueses; baccalá para os Italianos; bacalao para os Espanhóis; morue, cabillaud para os Franceses; codfish para os Ingleses.

Importação e exportação

Atualmente, Portugal importa praticamente todo o bacalhau salgado e seco que consome. Também importa muito bacalhau “verde”, que é salgado e curado nas próprias industrias portuguesas, como a Ribeiralves, localizada em Torres Vedras.

Expressão popular

Aquele negocio/assunto importante “ficou em águas de bacalhau” significa ... que não se concretizou.

Curiosidades

- Consta que o maior bacalhau que já foi pescado tinha 1,80 m e pesava 95 kg. Com o passar dos anos, os tamanhos maiores vão ficando cada vez mais raros.

- Existem academias, confrarias e festivais do bacalhau por todo o Mundo! A maioria destas, são fundadas por emigrantes portugueses.

- As academias, espalhadas pelo Mundo, têm no gavião do penacho o símbolo célebre que recorda Coimbra e alude ao brinde simpático com vinho português naturalmente, antes e depois da comida. Mas o que certamente não se imagina é que esta ave – o gavião do penacho – é ela própria um símbolo da integração da América Latina, da América do Sul.

- Em Portugal, o bacalhau é, tradicionlmente, um dos produtos alimentares de maior consumo. É hábito dizer-se que com o bacalhau é possível preparar um numero ilimitado de saborosos pratos.

- No site:
www.bacalhau.com.br
conta-se uma historia que se chama “Contos do Bacalhau” trata-se de uma colectânea de cartoons com curiosidades sobre este peixe.

Com o apoio de pesquisa in - bacalhau word

Sem comentários: